segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Horta Biológica - Sessão 3


Os alunos da Prof.ª Francisca Martins da E.B. 1 nº4 de Loulé iniciaram a terceira sessão de trabalho com uma apresentação sobre os principais habitantes da horta: os que são benéficos e os que se podem tornar num problema.

Posteriormente foram divididos em duas equipas, para a componente prática. Uma das equipas ficou responsável por realizar trabalho de manutenção no espaço do "Cantinho das Aromáticas" - um conjunto de canteiros elaborado no ano letivo 2010/2011 pela turma CEF do Curso de Jardinagem da E.B.2,3 de Salir. O segundo grupo trabalhou no espaço da horta biológica, onde realizou os habituais trabalhos de manutenção (remoção de infestantes e limpeza do terreno) e procederam à sementeira de cebolas e espinafres.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Atelier "Pintura"


A presença de dinamizadores externos nas atividades do CAP tem sido uma constante, como forma de enriquecer a oferta pedagógica desde equipamento de educação ambiental. No ano letivo 2011/2012 o primeiro convidado foi Elsa Ribeiro, uma habitué nestas andanças.

Para esta atividade Elsa Ribeiro preparou um atelier de pintura, no qual participaram os alunos do 2º ano da E.B 1/J.I. de Benfarras, da prof.ª Célia Martins. Este grupo teve a oportunidade de aprender e por em prática algumas técnicas de pintura, baseadas na mistura das cores primárias.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Sons da Natureza


Despertar os sentidos, foi o principal objetivo da experiência pedagógica oferecida pelo CAP na atividade "Sons da Natureza". De ouvidos bem abertos, os vários alunos que tiveram a oportunidade de realizar esta atividade aprenderam acerca da importância dos sons na natureza: qual a sua função, que tipos de sons são utilizados e a sua finalidade.

A dinâmica preparada incluiu uma contextualização teórica, seguida de um jogo em que era necessário descobrir os animais através dos sons apresentados.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Estação Meteorológica - Sessão 3

A cada mês que passa são cada vez mais os dados recolhidos pela estação meteorológica do CAP. Informação que vai sendo processada e utilizada pelos alunos das turmas envolvidas neste projeto anual.

Contrariando o ritmo das duas sessões anteriores, a terceira etapa de trabalho deixou a componente mais teórica e centrou-se pura e simplesmente no trabalho dos dados. Com esta metodologia os números transformaram-se em gráficos e o registo de dados já vai esboçando as alterações mensais do clima na zona envolvente ao CAP.

Esta sessão foi efetuada no dia 16 de janeiro para a turma do 3º e 4º ano, da Prof.ª Cláudia Guerra, nas instalações da E.B.1 Mãe Soberana e no dia 18 de janeiro para o 4º Ano da E.B. 1 Hortas de Sto. António, da Prof.ª Manuela Cardoso.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Os 5 Elementos da Rocha da Pena - Sessão 3

 
Com as memórias frescas da sessão anterior, que teve lugar na Rocha da Pena, o grupo iniciou a aprendizagem da coreografia, que vai arrancar o espetáculo final. Neste primeiro contacto foram ensaiados os passos e introduzida a música que os irá acompanhar nos minutos iniciais.

Neste primeiro ensaio, não foi apenas Inês Mestrinho a fornecer elementos para o espetáculo final. Aproveitando as valências do grupo de alunos do 4º ano da E.B. 1 Mãe Soberana, da Prof.ª Antonieta Semedo, do projeto Stompitos, foi introduzida uma componente de percussão. O ritmo está garantido, agora falta juntar as restantes peças.