terça-feira, 31 de maio de 2011

Projecto “Horta Biológica” - 6ª Sessão

A conclusão dos projecto “Horta Biológica” deu-se à 6ª sessão de trabalho, que começou com uma apresentação alusiva à temática da “Alimentação Saudável”. Durante esta actividade os alunos abordaram a importância de uma alimentação equilibrada, respeitando a indicações da roda dos alimentos e relacionaram o contributo da agricultura biológica para uma alimentação saudável.

Por fim, foram revistos os conhecimentos adquiridos em todas as sessões de trabalho e ensaiada a coreografia preparada para o dia da apresentação dos projectos anuais do CAP, em Junho.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Projecto “Horta Biológica” - 5ª Sessão



A 5ª sessão deste projecto começou com uma apresentação sobre a temática “Água – Consumo e Poupança”, um assunto de extrema importância no campo da agricultura, mas com inúmeras implicações no quotidiano de todos.

Na segunda fase da sessão de trabalho os alunos do 4º ano da E.B. 1 N.º 5 Hortas de Sto. António efectuaram acima de tudo trabalhos de manutenção, uma vez que na sessão de Abril já haviam colhido a maioria vegetais.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Percurso Cultural pela Aldeia da Pena



A Aldeia de Pena, local onde está situado o CAP, está recheada de pontos de interesse histórico, cultural e ambiental. De forma a potenciar as valência pedagógicas da Aldeia da Pena, o CAP oferece aos seus visitantes, em idade escolar, a oportunidade efectuarem um percurso pelos principais ponto de interesse desta localidade da beira serra.

No dia 12 de Maio, a turma do 3º ano da E.B. 1 D. Francisca de Aragão, coordenada pela Prof.ª Graça Filipe, teve oportunidade de realizar esta actividade. O grupo ficou a conhecer de perto edificações históricas e com grande valor cultural, como o lavadouro comunitário, as chaminés típicas da região algarvia, as noras e os fornos comunitários. Tiveram ainda oportunidade de ver as árvores centenárias que crescem naquela aldeia e de ficar conhecer a Lenda do Gil.

segunda-feira, 9 de maio de 2011




Tudo o que começa tem um fim, a 7ª sessão de trabalho do Projecto “Cantinho das Aromáticas” marcou o encerramento de vários meses de trabalho, que deixaram um importante contributo para o CAP. Os alunos da turma CEF do Curso de Jardinagem da E.B. 2,3 de Salir transformaram um dos espaços exteriores do CAP num local exclusivamente dedicado às plantas aromáticas, que poderá ser visitado por todos os que passam no nosso centro.

A última sessão serviu para recordar todos os passos deste projecto e reflectir sobre a importância da participação deste alunos em projectos desta natureza, do ponto de vista da aplicação dos conhecimento adquiridos em contexto escolar. Houve ainda tempo para levar a cabo alguns trabalhos de manutenção no cantinho das aromáticas, com a remoção de espécies infestantes e arranjo dos canteiros.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Projecto “Da Serra ao Mar” - 6ª Sessão



A cerca de um mês da apresentação final foi tempo de mais um ensaio para o grupo do 3º ano da E.B. 1 N.º 5 Hortas de Sto. António. A novidade desta sessão foi o facto de o cenário passar a ser a escola dos alunos e não o CAP.

Com a coreografia idealizada pela coordenadora do projecto, Inês Mestrinho, a aproximar-se cada fez mais da forma final, os alunos tiveram oportunidade de rever todos os passos já ensaiados em sessões anteriores. O trabalho desta sessão centrou-se depois do aperfeiçoamento de várias questões técnicas e no reforço dos segmentos da coreografia já assimilados.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Atelier “Album”




O mês de Maio abriu com mais uma visita especial ao CAP, Sílvia Rocha veio dinamizar o Atelier “Album”, dando assim continuidade à dinâmica do nosso centro, de ter um elemento externo por mês a dinamizar uma actividade. Nesta actividade participaram alunos do 3º e 4º ano da E.B. 1 de Vale Silves, orientados pela Prof.ª Prof.ª Estela Machado.

O atelier tinha o objectivo de construir um album, para o efeito os alunos prepararam pasta de papel, a partir da qual moldaram as folhas. Esta primeira etapa teve lugar no período da manhã, de forma a que durante o período de almoço fosse possível secar as folhas ao Sol. Durante o período da tarde foi tempo de montar e decorar os álbuns.