sexta-feira, 3 de julho de 2009

Dia Mundial do Ambiente - 5 de Junho

Mais um dia comemorativo, 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente. Da E.B.1 do Sargaçal, de Lagos, a Professora Andreia Duarte trouxe consigo os 38alunos do 1º ao 4ºano. De manhã fizemos o Percurso Cultural da Aldeia da Pena, que tem aproximadamente 5km e até contamos a famosa lendo do Gil da Pena! Voltámos a fazer o peddy paper ambiental, mas desta vez a chuva não ajudou muito. Mas mesmo assim divertirtiram bastante e aprenderam!

"Brincadeiras de antigamente"






Os 23 alunos, de 1ºano da Professora Manuela Cardoso, da E.B.1 das Hortas de Santo António visitaram-nos pela última vez, deste ano lectivo, para participarem no atelier “Brincadeiras de antigamente”, jogámos ao “1,2,3 Macaquinho do Chinês”; à “Mamã dá licença”; à “Macaca” e à “Corda Queimada”. Os jogos de computador e as playstation ficaram em casa. E assim aprenderam como se brinca em grupo! Despedimo-nos com um “Até para o ano”!

Peddy - Paper Ambiental - 1 Junho Dia Mundial da Criança







1 de Junho, Dia Mundial da Criança, que melhor dia para fazer um peddy paper ambiental? Recebi, pela primeira vez, a visita da turma de 3º e 4ºano da Professora Isabel Pires da E.B.1 do Gilvrasino, de Loulé. Falámos sobre a importância da água e da floresta. Depois de dividirmos os 12alunos em 4grupos, iniciámos a nossa aventura, dividida em 4 etapas. Na primeira etapa, vestidos a rigor, tivemos 4 bombeiros a “apagar” 4 fogos florestais, na segunda etapa tiveram que conseguir relacionar o nome das árvores, com a sua imagem e a imagem do fruto relativas às espécies arbóreas e arbustivas da região, na terceira etapa presos por um elástico na perna, dois a dois, tiveram que transportar 1copo de água numa bandeja atravessando o campo de futebol cheio de obstáculos e despejar o copo num balde, tentando não derramar água ao longo do percurso, por fim na quarta etapa tiveram que completar frases sobre tudo o que podemos fazer para não contribuir para o aumento das alterações climáticas. Foi uma manhã muito bem passada, em que todos nos divertimos.

Laboratório de Construção de Fornos Solares




A turma de 4ºano da Professora Alexandra Santos, da E.B.1 da Abelheira, de Quarteira, visitou-nos novamente. Desta vez para construir fornos solares. Falámos das energias renováveis, energias amigas do ambiente, dando enfâse à energia solar. Ficou prometido cozinharem nos fornos que cozinharam!

"Caça ao Tesouro do Gil"









A turma de 2º e 4ºano da Professora Esmeralda, da E.B.1 Mãe Soberana visitou o CAP para participar no Atelier “Caça ao tesouro do Gil”, orientado pela Sónia Guerreiro e Ana Machado. Este grupo de 21 alunos dos 7 aos 10anos aprendeu algumas regras básicas de orientação, e construíram uma bússola e um relógio. Depois ouviram atentamente a Lenda do Gil da Pena, um jovem corajoso da Aldeia da Pena que lutou majestosamente no reinado de D. Afonso III. Mas segundo reza a história existe um tesouro escondido a sete chaves… E estas corajosas crianças divididas por 3grupos exploraram o CAP, utilizando as regras de orientação que aprenderam e descobriram o tesouro, e lá dentro além de rebuçados estava um pergaminho que continha o final da Lenda do Gil. “D. Afonso ficou tão impressionado com a bravura de Gil da Pena que exclamou: - Ah, Gil, Gil! Quem de ti tivera mil! ”

Passeio Pedestre à Rocha da Pena





No dia 27 de Abril recebemos a visita de 30alunos de 7ºano da E.B.2/3 Dr. António Costa Contreiras, de Armação de Pera. Durante a manhã fizemos o percurso pedestre da Rocha da Pena, onde até tivemos o prazer de ver uma orquídea, entre muitos outros "tesouros" que este sítio classificado sitio no concelho de Loulé tem para descobrir. Almoçámos no CAP e à tarde foi tempo de falar da política dos 4´Rs e fazer o Atelier de Reutilização de materiais e Eco-Arte!Sem dúvida um dia bem diferente!

Oficina "Casas da Terra" - 23 de Abril






A oficina "Casas da Terra" foi encerrada com a visita da turama de 4ºano da E.B.1 Nº2 de Loulé, da Professora Vivina Sousa. Foram 3dias onde se aprendeu bastante sempre com muita diversão à mistura!