segunda-feira, 22 de junho de 2009

Oficina "Casas da Terra" - 21 de Abril












Os arquitectos José e Marta presentearam-nos durante 3 dias com o seu projecto “Casas da Terra”, afinal no dia 22 de Abril comemora-se o dia Mundial da Terra! A primeira turma a participar na oficina foi a da Professora Maria da Encarnação da EB1 das Escanxinas, de Loulé, 13 crianças de 1ºano com 6/7 anos mas que demonstraram ter muita aptidão para a construção ecológica!
Devo confessar que eu, como todas as crianças que participaram nesta oficina, fiquei fascinada! É fantástica a forma como o José e a Marta demonstram como se pode Reciclar e Reutilizar os materiais de uma casa feita de “terra”! As crianças destruíram uma casa, construíram novos adobes (tijolos feitos de terra), reutilizaram as madeiras da casa que destruíram, construíram casas, rebocaram e ainda pintaram as suas casas! Verdadeiras obras de arte! De certo que nunca mais se vão esquecer que o cimento e os tijolos não se podem reciclar, e que por isso mesmo as “casas da terra” são amigas do nosso planeta!
E pelas caras digam lá, se estas crianças não passaram 1 dia Especial??
Obrigada Marta e Zé por esta surpresa tão agradável!!

A Vida das Abelhas




A turma de 1ºano, da Professora Manuela Cardoso, da E.B.1 Hortas de Santo António, de Loulé, voltou a visitar-nos desta vez para o Atelier dinamizado pela Ana Machado. Estas 23 crianças, aprenderam como vivem as abelhas, quais as funções de cada abelha. E por fim construiram fantásticas "criaturas" de cera, e velas decorativas! Uma manhã onde não faltou a imaginação!

Oficina de Reutilização de Materiais e Eco-Arte





Os 23 alunos de 3ºano, da Professora Iris Severino, da E.B1 da Abelheira, de Quarteira, visitaram o CAP, no dia 16 de Abril e levaram para casa fantoches, mealheiros e porta-lápis. Tudo feito através da reutilização de materiais! Afinal o nosso lema é : "Reutilizar é que está a dar!!"