segunda-feira, 13 de abril de 2009

Peddy Paper























A Professora Antonieta Semedo lançou-nos o desafio de prepararmos uma actividade para a sua turma de 1ºano da EB1 Mãe Soberana, que relacionasse alimentação saudável, pão, moinhos e energias renováveis!E nós aceitámos! E que actividade prática fazer para relacionar estes temas? Como o sol nos tem visitado todos os dias, decidi organizar um peddy paper! Dividido por 4 etapas, a primeira relacionada com alimentação saudável, a segunda sobre pão, a terceira sobre moinhos e a quarta e última sobre energias renováveis. Entre cada etapa tinham de superar obstáculos e provas como descobrir a mensagem secreta, encontrar as palavras na sopa de letras, formar o puzzle e completar frases!Foi sem dúvida uma manhã muito animada e diferente! Quem disse que não se aprende a brincar?

Poema Vencedor do Concurso Floresta de Palavras


MOTIVO DA VIDA

Floresta é alegria
E tristeza e magia!
Ao amanhecer
Nasce o sol a resplandecer,
Por entre as folhas
A poesia poderá nascer!

O canto das aves
Ecoa por entre as árvores
Onde as asas flutuam,
Em céus que magoam
Que gritam e perduram
Nas flores de um sonho profundo…

Caminhamos para o futuro do mundo,
Com a natureza nas nossas mãos!
Voamos como cidadãos
Na flora da imensidão
E na fauna do coração!
Não vivamos em vão…

Há que proteger
A floresta que é tesouro
E as árvores que são ouro,
Numa demanda a erguer…
A floresta temos de preservar
Para a nossa vida continuar!

Autora: Paula Camões Queirós Andrade

Oficina de Reutilização de Materiais e Eco-Arte





A Educadora Helena Valverde levou a sua turma do Jardim de Infância nº1 de Loulé a visitarem o CAP. Estas crinaças de 4/5anos surprenderam-me pela sua sabedoria tão precoce! Todos eles sabiam quais os resíduos que devemos colocar em cada ecoponto! Divertiram-se a pintar os seus porta-lápis construidos através de rolos de papel higiénico e rolos de papel de cozinha e a construir fantoches com garrafas de água, folhas de árvore secas, restos de lã... Levaram todo o material que construiram consigo!

Oficina de "Reciclagem de Papel"













A turma de 4ºano da EB1 nº2 de Loulé da Professora Vivina Sousa, voltou a visitar-nos. Com as temperaturas a subir e o sol a visitar-nos quase todos os dias, a oficina de reciclagem de papel é uma das mais solicitadas! Como a visita foi no dia 17 de Março e no dia 19 comemora-se o Dia do Pai, decidimos fazer umas folhas "especiais", desta vez juntámos um pouco de guache azul dando-lhe assim uma cor diferente! Depois foi só enfeitar com folhas de árvores secas e pétalas de flores! O resultado não podia ser melhor! Afinal estas folhas eram para oferecer aos Pais!


Oficina de "Reciclagem de Papel"

















A Professora Sónia Alves levou a sua turma de 4ºano da EB1 da Abelheira (Quarteira) a visitar o CAP. O desafio foi, através de pasta de papel de jornais antigos fazer folhas de papel novas! Desta vez, enfeitamos as folhas de papel com folhas secas das árvores do nosso jardim! Divirtimo-nos imenso! E ficou a certeza de que irão voltar muito em breve! Até houve tempo para brincarem com o "Agarra saias"! Uma turma rotulada por "rebelde", mas que eu prefiro chamar de "especial", porque todos eles são sem dúvida muito especiais!




Atelier "Criaturas das Árvores"












A turma de 2ºano da Professora Maria do Cramo, da EB1 Mãe Soberana participaram no Atelier "Criaturas das Árvores" dinamizado pela Ana Machado. Depois de ouvirem atentamente o conto que a Ana tinha para lhes contar, construiram "criaturas" muito interessantes com folhas de árvores e plantas de diferentes cores e tamanhos! Todos eles construiram 2 fantásticas criaturas, uma levaram consigo para a escola, a outra deixaram no Centro Ambiental da Pena onde estão expostas no painel, a assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta! E até eu, tive a honra de ter uma coruja com o meu nome!
Obrigada a todos os participantes e à Ana pela sua criatividade!