sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Oficina de Reutilização de Natal
























O Centro Ambiental da Pena foi invadido pelo espírito natalício.
A Educadora Ana Ramos, do Jardim de Infância de Benafim, levou a sua turma para fazer a Oficina de Reutilização de Natal. Todos eles levaram uns Eco-Postais para pendurar nos seus pinheirinhos e 1marcador de livros paras oferecer aos seus pais que nunca se cansam de lhes contar histórias.
Está prometido o regresso desta turma ao nosso Centro.
Voltamos em Janeiro com mais turmas, mais actividades e claro mais Novidades.
O Centro Ambiental da Pena deseja a todos um óptimo Natal e um Bom Ano Novo.




quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Concurso Floresta de Palavras



O concurso “Floresta de Palavras” é um concurso de poesia, lançado no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta e do Dia Mundial da Poesia, que se assinalam ambos a 21 de Março. Destinado aos alunos a partir do 9º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico das escolas do Concelho de Loulé, através deste concurso pretende-se sensibilizar os alunos para a protecção e preservação da floresta e promover a expressão artística, nomeadamente através da produção de textos artísticos / poemas.

Regulamento e ficha de inscrição disponíveis em http://www.almargem.org/ e http://www.cm-loule.pt/

Em caso de dúvidas pode ainda contactar:

Câmara Municipal de Loulé - Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Tel.: 289 400 890 Fax: 289 400 912 ou dads@cm-loule.pt

Associação Almargem
Tel.: 289 412 959 Fax: 289 414 104 ou asantos@almargem.org

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Atelier "Jardim com Sentidos"


Esta é mais uma das ofertas educativas disponíveis no Centro Ambiental da Pena para o ano lectivo 2008-2009. Inscreva já a sua turma.

Atelier de Olaria

Este é o Atelier proposto para Fevereiro. Inscreva já a sua turma.

Atelier Brincando com as sombras












Os alunos da Escola EB1 da Goldra, do 1º ao 4ºano escutaram atentamente a Lenda do Galo e do Dragão e deliciaram-se com as sombras.
Ficaram fascinados com os bastidores do teatro de sombras...
E por último construiram as suas próprias sombras, o resultado foi FANTÁSTICO, afinal imaginação foi o que não faltou a estes pequenos, grandes artistas.




Atelier Com os dedos de uma mão


















Os alunos da Escola EB1 JI Benfarras do 1º ao 4ºano divirtiu-se a construir fantoches de dedo e ainda escreveram e apresentaram a história Os Poderosos.
Os Poderosos
Era uma vez 3 feiticeiros extremamente poderosos. Um tinha o poder de controlar os trovões, outro o de ficar invisível e a última de hipnotizar.
Quem estava contra eles era o feiticeiro que vivia no Castelo do Terror chamado Darkern que estava sempre com planos para derrotar os Poderosos.
E os seus guardiões eliminavam tudo o que lhes aparecia a frente, menos o feiticeiro Darkern.
Os Poderosos -feiticeiros- tentaram entrar no horrível Castelo do Terror, mas os guardas, claro, eram muitos e preparavam-se para atacar. Primeiro atacaram os guardas, depois a mulher invisível distraia os restantes guardiões. Enquanto os seus companheiros entraram a mulher invisível também entrou e procuraram de imediato Darkern e facilmente atacaram-no e salvaram a aldeia em que viviam. E depois fizeram uma festa com trovões e com os guardiões hipnotizados.
Vitória, Vitória... Acabou-se a história.


Atelier Espanta - Espíritos








A turma da de 1ºano da Escola EB1 Hortas de Santo António da Professora Manuela Cardoso ouviu a história atentamente e cada aluno decorou o seu nome de Índio. Depois foi hora de usar a sua imaginação e cada um construir o seu espanta - espírito. Por último cada um pendurou o espanta - espíritos no freixo do nosso jardim que ficou LINDO.